COMISSÕES E GTS

COMISSÕES e GTS

Órgão especial de assessoramento ao Plenário e à Diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, que instrui as representações e processos éticos consoante as diretrizes do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) e do Código de Processamento Disciplinar – (CPD), das Resoluções e Leis afins, bem como desenvolve estudos e programas relativos à ética profissional do Psicólogo.

Presidente da COE: Ingrid Fernandes Costa Rodrigues (CRP 22/00135)

E-mail: coe@crpma.org.br

Compete coordenar e executar, em sua jurisdição, as atividades de orientação e fiscalização profissional da entidade e assessorar o Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão nos assuntos de sua competência.

Presidente da COF:

  • Ana Letícia Barbosa Lima (CRP 22/00826)

E-mail: cof@crpma.org.br

Tem como objetivo principal estabelecer a conexão entre as práticas psicológicas e a defesa dos direitos humanos, conforme o Princípio Fundamental I do Código de Ética do Psicólogo.

O psicólogo baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integralidade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos“.

Presidente: Raissa Bezerra Palhano (CRP 22/00970)

E-mail: cdh@crpma.org.br

A Comissão de Avalição de Título de Especialista é responsável por avaliar as demandas que visam a obtenção do Título Profissional de Especialista em Psicologia, pautando-se pela Resolução CFP nº 013/2007.

Coordenador: Thiago Filipe Linhares Santos (CRP 22/ 01834)

E-mail: contato@crpma.org.br

A Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão tem caráter consultivo.

Nosso intento é fortalecer esse campo de trabalho de psicólogos no Estado, evidenciando a especificidade da atuação e intervenção do psicólogo escolar e educacional e a importância desse profissional inserida na conjuntura da equipe multiprofissional dos espaços de formação educacional.

Coordenador: Dannilo Jorge Escorcio Halabe  (CRP22/00742)

E-mail: psinaed@crpma.org.br

A Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho – CPOT tem por objetivo atuar junto às demandas dos Psicólogos na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Neste sentido, a CPOT planeja desenvolver ações no que tange à: (a) promoção da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) no Maranhão; (b) realização do diagnóstico de necessidades dos profissionais psicólogos da POT; e (c) criação de normativas que resguarde a boa atuação e a qualificação do Psicólogo.

Com o estabelecimento destas metas, buscamos apresentar um olhar diferenciado sobre a atuação do Psicólogo, seus limites e possibilidades de ação, gerando maior reconhecimento da importância do profissional de POT para a sociedade. bem como uma melhora da prestação do serviço do Psicólogo Organizacional e do Trabalho para o cidadão.

Coordenadora: Danielle Monteiro Sanches Oliveira (CRP 22/ 01036)

E-mail: pot@crpma.org.br

Objetiva promover conhecimento sobre a área de Psicologia do Esporte com o intuito de verificar demandas locais, ampliar suas possibilidades junto à sociedade, fortalecendo sua identidade no Estado do Maranhão, bem como articular junto com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e outros Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) maior representatividade e fortalecimento da área no Brasil.

Coordenadora: Cristianne Almeida Carvalho (CRP22/0166)

E-mail: psiesporte@crpma.org.br

 

Tem como objetivo compartilhar conhecimento e fortalecer a Psicologia do Trânsito no contexto local, buscando refletir sobre o seu papel social, realizando ações educativas com a categoria, sociedade e instituições específicas, bem como, estimular pesquisas científicas ou profissionais que possam contribuir para a prática e avanços na área.

Coordenadora: Losiley Alves Pinheiro (CRP22/0244)

E-mail: contato@crpma.org.br

O GT de Relações Étnico-raciais tem por finalidade promover debates e estudos relacionando a Psicologia com a saúde mental das populações indígena e negra, assim como também promover a inserção das(os) profissionais da psicologia nas ações voltadas a participação em debates étnico-raciais.

Coordenadora: Jordoa Moreira leite (CRP22/02822)

E-mail: contato@crpma.org.br

O Grupo de Trabalho Psicologia Hospitalar foi constituído visando: discutir a atuação profissional nesse contexto; possibilitar à categoria uma aproximação à área, apontando para as especificidades do exercício profissional no ambiente hospitalar; observar os aspectos teóricos, técnicos, éticos, sociais e os temas transversais que perpassam pela área; promover debates e ações que possam fortalecer o aprimoramento de práticas e destacar a relevância da Psicologia Hospitalar nesses espaços.

Coordenadora: Kassia de Sousa Martins (CRP22/02528)

E-mail: contato@crpma.org.br