SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE MENTAL E DIREITOS HUMANOS

A Psicóloga Raissa Bezerra Palhano (CRP 22/0970) participou do evento representando o CRP-MA como membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e do Coletivo Ampliado de Saúde Mental.

A  Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME realizou nos dias 02 e 03 de agosto deste ano o I Seminário Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos com o tema “Construindo esperança”, no auditório da UFMA em São Luis-MA.

Este evento contou com a participação da presidente da ABRASME, profa. e dra. Ana Pitta, e mais de 600 inscritos. Teve a participação de pessoas de diferentes estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pará, além dos palestrantes nacionais e internacionais que debateram temas de grande relevância como: Saúde Mental e Direitos Humanos, Internação compulsória, Redução de Danos, Prevenção ao uso de drogas, Saúde Mental e Espiritualidade, Intersetorialidade na Saúde Mental, Atenção integral a Pessoas com transtornos mentais  em conflito com a lei, Saúde Mental dos idosos, Suicídio, Cuidado em Saúde Mental na infância, nas populações vulneráveis e na diversidade sexual.

O Seminário contou, ainda, com a apresentação de trabalhos submetidos por profissionais, docentes e estudantes em formato de Roda de Conversa e Pôster. Além disso, houve Minicursos, Curtas e Mesas Redondas que abordaram diferentes temáticas. Em uma das mesas discutiu-se sobre o protagonismo dos usuários e familiares dos serviços de Saúde Mental.

No segundo dia foi implantado o coletivo ABRASME Maranhão e apresentado o grupo que o integrará,  dividido em 04 regiões: São Luís, Caxias, Imperatriz e Pinheiro. Foi feito o convite para que novos participantes também estejam à frente deste movimento de grande relevância para a Saúde Mental no nosso Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *