De acordo com uma das organizadoras, a Psicóloga Raissa Bezerra Palhano (CRP 22/0970), “o projeto Rodas de Conversa mostra mais adesão a cada edição. Com uma edição a cada mês, as reuniões começaram com pouco mais de dez participantes e, hoje, conseguimos multiplicar esse número em cinco vezes. É importante frisar que sem as parcerias, ninguém consegue andar. A psicologia está em diferentes espaços e nós precisamos mostrar a importância da psicologia para as pessoas”.
A edição de abril também marcou o lançamento local da Campanha Nacional de Direitos Humanos do Sistema Conselhos de Psicologia 2018-2019 e teve o tema SISTEMA PRISIONAL E O PAPEL DO PSICÓLOGO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Durante todo o evento, ficou em exposição uma instalação artística de camisetas DISCURSO DE ÓDIO NÃO, trazida pelo CFP.
Os participantes trouxeram diferentes abordagens para o tema, dentre eles a precariedade de condições de trabalho para a psicologia dentro do sistema prisional; o trabalho que pode ser feito pelo psicólogo para a reintegração do egresso do sistema prisional e a apresentação do projeto da Cooperativa Social do Maranhão (COOSEMA), que ajuda na inserção de egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho.