Durante a manhã da última quinta-feira (28), aconteceu o fórum Relações Étnico-Raciais: Contribuições da Psicologia para a Luta Antirracista e o Desenvolvimento de Relações Étnico-Raciais mais Equânimes
O fórum contou com a presença dos professores convidados Dr. Ramon Luís Santana de Alcântara (UFMA) e Drª Simone Gibran Nogueira (UNICAMP), pesquisadores das relações Étnicos-Raciais. Os professores convidados fizeram um debate sobre a necessidade de ampliar os referenciais de pesquisa e da psicologia.
O Professor Ramon Luís Santana de Alcântara coordena um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que se propõe a discutir psicologia, educação e diversidade. “Trabalhamos a diversidade nas dimensões de gênero, sexualidade, étnico-racial e relacionada a pessoas com deficiência. Sobre a dimensão étnico-racial, desenvolvemos um trabalho, desde o semestre passado, discutindo a formação do psicólogo a partir da discussão étnico-racial tanto do ponto de vista dos processos psicossociais do processo do enfrentamento ao racismo, quanto do ponto de vista epistemológico, que trouxemos para o fórum de hoje, acerca de como construir uma psicologia fundamentada com o referencial africano para pensar a diversidade Étnico-racial do Brasil”, explicou.